Baby Benz : The daily driver
Baby Benz : The daily driver
Este trabalho remonta a Julho de 2006, tendo sido o meu segundo trabalho de car-care
Venho aqui apresentar o meu segundo trabalho de detalhe. Foi um detalhe integral, jantes, cavas,
interiores, exterior e motor.
A vítima... Mercedes Classe A 170 cdi de 2000. O carro foi importado da alemanha em 2003. Vinha com algumas
mazelas, umas zonas onde foi dada tinta de retoques (de tonalidade bem diferente da côr do carro)
apresentava imensos toques nas portas, prenda de condutores mais distraídos.
O tratamento iniciou-se com uma lavagem e descontaminação. Decidi experimentar descontaminar o carro
durante a lavagem. Para tal usei o shampoo Carlack 68 re-greasing. Em vez da normal meia tampa que costumo
utilizar na lavagem, utilizei duas tampas, para permitir uma maior fluidez durante a descontaminação.
A contaminaão era imensa e havia locais onde a luta contra mim mesmo era constante... A clay ao
deslizar na superfície prendia imenso, por causa da contaminação. E o barulho... Parecia que estava a
fazer wet-sanding! Era impressionante o estado de contaminação do carro!
Esse painel, do depósito, deixou a clay no estado em que se vê!!!
No final da descontaminação, o resultado era este... do lado direito, temos uma clay intacta. As
restantes duas foram as que usei durante a descontaminação... Contaminação QB, não?
E passemos a fase de análise... O facto de ter sido polido na rua (a sombra, por baixo de um
coberto que tenho a frente da garagem) e de ser um carro de côr clara, dificulta a visualização
dos riscos e dos swirls... Esforcei-me por os apanhar e o melhor que consegui foi... isto:
O tejadilho, bastante swirlado
Mais uma lateral...
Visto que já sabia de antemão que o verniz desta carro era duro (já tinha tentado detalhar o capot,
há uns meses), não perdi tempo a fazer ensaios e abri as hostilidades com amarela e Menzerna PG.
O número de passagens variou em alguns painéis, mas a grande maioria ficou bastante bem com duas
passagens de amarela e PG @ full-throtle.
O resultado é este, após ter dado APENAS amarela e PG:
A mesma lateral da foto anterior
Guarda-lamas:
o detalhe ao detalhe
MESMO ao detalhe
Eu disse, MESMO MUITO ao detalhe
(sim, é reflexo do foco no tejadilho!!!)
Mais uma.
Depois da fase de corte (sim aquelas fotos era após amarela e PG, 2 ou 3x, conforme os painéis)
segui-se o polimento com amarela e IP 1x, branca e IP 1x, e azul + FF 1x. Em termos de brilho
a diferença a olho nú era muito pequena, mas notava-se bastante a diferença de atrito quando se
passava o pano de MF. Sempre mais suave, a cada passagem com um setup menos agressivo.
A selagem ficou a cargo do FS da Chemical Guys. Para dar um pouco mais de protecção, todo
o carro foi selado 2x, com cerca de meia hora de intervalo entre aplicações.
Et voilá o resultado...
E o reflexo do avião sem asas
Depois de selado chegou a altura de encerar... A escolha recaiu na P21s, que havia comprado já
a pensar neste carro. Foram dadas duas camadas, espaçadas de 48 horas entre elas. As fotos não
mostram a real diferença, mas devo dizer que pós a segunda camada, o look cromado saiu bastante
realçado.
Com 1 camada de P21s:
E com duas camadas de P21s:
As borrachas das portas foram condicionadas com rubber conditioner, os plásticos exteriores e frisos
das portas levaram com Outer Plastics renewer (aka Kunstoff). Opticas polidas com aplicador de MF e
Paint Polish, seladas com Factory Sealant.
Interior aspirado, plásticos e tablier condicionados com Poorboys's NL e a pele condicionada com Leather
Stuff também da Poorboy's.
E pronto. Assim se devolve alguma dignidade a um carro com 6 anitos de vida...
Comentem...
P.S.: Ainda tenho que aprender a tirar fotos decentes!
Venho aqui apresentar o meu segundo trabalho de detalhe. Foi um detalhe integral, jantes, cavas,
interiores, exterior e motor.
A vítima... Mercedes Classe A 170 cdi de 2000. O carro foi importado da alemanha em 2003. Vinha com algumas
mazelas, umas zonas onde foi dada tinta de retoques (de tonalidade bem diferente da côr do carro)
apresentava imensos toques nas portas, prenda de condutores mais distraídos.
O tratamento iniciou-se com uma lavagem e descontaminação. Decidi experimentar descontaminar o carro
durante a lavagem. Para tal usei o shampoo Carlack 68 re-greasing. Em vez da normal meia tampa que costumo
utilizar na lavagem, utilizei duas tampas, para permitir uma maior fluidez durante a descontaminação.
A contaminaão era imensa e havia locais onde a luta contra mim mesmo era constante... A clay ao
deslizar na superfície prendia imenso, por causa da contaminação. E o barulho... Parecia que estava a
fazer wet-sanding! Era impressionante o estado de contaminação do carro!
Esse painel, do depósito, deixou a clay no estado em que se vê!!!
No final da descontaminação, o resultado era este... do lado direito, temos uma clay intacta. As
restantes duas foram as que usei durante a descontaminação... Contaminação QB, não?
E passemos a fase de análise... O facto de ter sido polido na rua (a sombra, por baixo de um
coberto que tenho a frente da garagem) e de ser um carro de côr clara, dificulta a visualização
dos riscos e dos swirls... Esforcei-me por os apanhar e o melhor que consegui foi... isto:
O tejadilho, bastante swirlado
Mais uma lateral...
Visto que já sabia de antemão que o verniz desta carro era duro (já tinha tentado detalhar o capot,
há uns meses), não perdi tempo a fazer ensaios e abri as hostilidades com amarela e Menzerna PG.
O número de passagens variou em alguns painéis, mas a grande maioria ficou bastante bem com duas
passagens de amarela e PG @ full-throtle.
O resultado é este, após ter dado APENAS amarela e PG:
A mesma lateral da foto anterior
Guarda-lamas:
o detalhe ao detalhe
MESMO ao detalhe
Eu disse, MESMO MUITO ao detalhe
(sim, é reflexo do foco no tejadilho!!!)
Mais uma.
Depois da fase de corte (sim aquelas fotos era após amarela e PG, 2 ou 3x, conforme os painéis)
segui-se o polimento com amarela e IP 1x, branca e IP 1x, e azul + FF 1x. Em termos de brilho
a diferença a olho nú era muito pequena, mas notava-se bastante a diferença de atrito quando se
passava o pano de MF. Sempre mais suave, a cada passagem com um setup menos agressivo.
A selagem ficou a cargo do FS da Chemical Guys. Para dar um pouco mais de protecção, todo
o carro foi selado 2x, com cerca de meia hora de intervalo entre aplicações.
Et voilá o resultado...
E o reflexo do avião sem asas
Depois de selado chegou a altura de encerar... A escolha recaiu na P21s, que havia comprado já
a pensar neste carro. Foram dadas duas camadas, espaçadas de 48 horas entre elas. As fotos não
mostram a real diferença, mas devo dizer que pós a segunda camada, o look cromado saiu bastante
realçado.
Com 1 camada de P21s:
E com duas camadas de P21s:
As borrachas das portas foram condicionadas com rubber conditioner, os plásticos exteriores e frisos
das portas levaram com Outer Plastics renewer (aka Kunstoff). Opticas polidas com aplicador de MF e
Paint Polish, seladas com Factory Sealant.
Interior aspirado, plásticos e tablier condicionados com Poorboys's NL e a pele condicionada com Leather
Stuff também da Poorboy's.
E pronto. Assim se devolve alguma dignidade a um carro com 6 anitos de vida...
Comentem...
P.S.: Ainda tenho que aprender a tirar fotos decentes!
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Data de inscrição : 16/04/2010
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